De que vale ser detentor do conhecimento se não para ser transmitido
BIOLOGIA....... FARMACOLOGIA E DISCIPLINAS DA ÁREA DE FARMÁCIA.......PATOLOGIA....... INFORMES....CONCURSOS....CURSOS....ENTRETENIMENTO.... ATUALIDADES.... E MUITO MAIS.

quarta-feira, 18 de março de 2015

AAS diminui risco de câncer colorretal, mas não para todos

Estudo revela que o medicamento reduz em 30% a incidência do tumor
Tomar ácido acetilsalicílico (AAS) ou ibuprofeno tende a reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon para a maioria das pessoas, mas não funciona em uma minoria que possui algumas variações genéticas. A revelação é de um estudo publicado na última terça-feira (17/03).
Pesquisadores revisaram dez estudos da Austrália, Canadá, Alemanha e Estados Unidos que reuniram, no total, mais de 16.000 pessoas. Os dados confirmaram que o uso regular de AAS e outros anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, diminui em 30% a probabilidade de desenvolver câncer colorretal para a maior parte das pessoas. O benefício preventivo, no entanto, não foi observado em indivíduos com variantes incomuns em genes nos cromossomos 12 e 15.
Uma vez que o uso destes produtos têm efeitos adversos como sangramento intestinal, os médicos devem avaliar junto aos pacientes os potenciais perigos e benefícios do seu consumo. "O estudo sugere que o perfil genético de uma pessoa pode ajudar na tomada desta decisão", afirmou o coautor da pesquisa e professor da Escola de Medicina de Harvard, Andrew Chan.
Fonte: Veja
Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário